21 de jun. de 2009

É ousado para mudar?




Homem é mal por natureza? “O homem é o lobo do próprio homem” - Homo homini lupus, Thomas HOBBES, eu discordo, em parte, eu disse em parte. Pois, me identifico mais com Jean Jacques ROUSSEAU em que diz: “O homem no seu estado natural é bom, porém a sociedade o corrompe” – baseio isso nas ações de uma criança onde não há maldade, entretanto, ao desenvolver-se na sociedade, este é imbuído de valores, enfeitiçado por essa sociedade, e, passa a refletir o meio que vive.
Existem pessoas que chegam ao poder político e não se corrompem, são poucos, e os existentes, não são expostos na mídia, pois não há polêmica nisso, logo, não os conhecemos. E, pior ainda, pessoas que poderiam agir em prol de mudanças na sociedade, simplesmente, não agem por motivo de restrições que sofrerá. Lembrei-me uma frase de um amigo meu chamado Martin Luther King Jr. que diz: “O que preocupa não é o agir das maus pessoas, mas, a omissão das boas pessoas”.
É necessário reforma política, tributária e penal, sobretudo política, porém nunca um sistema reformou a si mesmo. Se conheceres um sistema que tenha negado a si mesmo e autoreformado, me diga. Deve-se então, pela lógica, ocorrer uma mudança de fora para dentro do poder, isto é, sociedade exercendo pressão sobre o poder político.
É evidente que vivemos em um sistema corrupto e que corrompe, logo, agir de forma à não se corromper, torna as pessoas íntegras um alienígena, ou seja, um estranho na sociedade a que pertence. Sendo assim, o modo de defesa mais eficiente, cômodo e também covarde e egoísta é fecharmos os olhos para os problemas sociais e levar uma vida medíocre. Até porque é conveniente esquecermos o que nos afeta, não é? Então esqueçamos que o Brasil é antepenúltimo país em desigualdade no mundo, inclusive, mais desigual que muitos países africanos.
As fontes dessa desordem social são várias, e a permanência na desordem é interessante a algumas pessoas, e aqui se mostra à prova, que cabe a própria sociedade a reorganização e a modificação de si mesma. Entretanto, a massa está preocupada em se manter fisiologicamente, explico, e aqui cabe um parêntese: existe uma pirâmide, chamada de pirâmide de Maslow, que mostra, sistematicamente, as necessidades humana, onde, primeiramente, precisamos realizar as nossas necessidades fisiológicas, exemplo sanar a fome, o sono, moradia, sede, sexo e tudo sem o qual não viveríamos, alcançado isso, podemos partir para o próximo estágio que é a necessidade de segurança, desde a segurança no lar, como também, a segurança de um trabalho estável, cuidar da saúde ou uma sociedade justa. Essa pirâmide continua pela necessidade do ser humano em adquirir um relacionamento, depois estima, e finalmente, realização pessoal. Mas me importo em demonstrar até o 2º estágio que é a necessidade de segurança.
Pois bem, eu falei que cabe a sociedade em modificar essa realidade subumana (assim mesmo que se escreve-risos) que essa sociedade se encontra, entretanto, a maior parte das pessoas dessa sociedade se encontram no 1° estágio da pirâmide de Maslow, ou seja, estão com suas vidas direcionadas em suprir suas necessidades fisiológicas, tais como, fome, sede, sono, excreção, abrigo. Assim, não há interesse dessas pessoas em pensar ou ajudar a se efetivar alguma ação concreta na melhoria da sociedade, pois esta melhoria na sociedade se encontra no estágio 2º - segurança – da pirâmide de Maslow.
As pessoas então que devem agir em prol de uma sociedade mais justa são as pessoas que estão mais ao topo da pirâmide das necessidades, e intrinsecamente, estão em melhores condições financeiras. Porém, sabemos que essas, em sua maioria, estão no poder político, administrativo ou econômico, isto é, são pessoas que ganham com a manutenção desse sistema e como eu tinha dito, um sistema nunca reforma a si mesmo.
Sobretudo, alguns raros cidadãos, fogem a essa regra nauseante e promovem ou tentam promover uma melhoria na sociedade, cada um ao seu modo, as vezes, por meio de Ong’s, conscientização das pessoas através de informativos, ou em conversas individuais, ou até mesmo através de blog’s, como esse. Fatos? Temos o banqueiro indiano Muhammad Yunus com seu programa de distribuição de renda sem juros aos pobres, que lhe rendeu o prêmio Nobel da paz. Temos Martin Luther King um pastor da batista que arriscou a vida, e a perdeu, por lutar a favor dos negros em um tempo que eram imposto uma segregação humilhante, e tantos outros personagens históricos, como Madre Tereza de Calcutá, Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, enfim, vários.
E por fim, cabe a pergunta crucial do desenrolar desse texto, qual lado você vai optar? Vai viver, comodamente, sob o marasmo da inércia, como bois, ou vai encarar a árdua tarefa de ousar mudar os sistema, pois já dizia um grande homem guerreiro, mesmo que amanhã tudo se acabe, ainda assim, vale a pena plantar uma árvore?
E aqui apelo à bíblia, “seja quente ou frio porque morno, vomitar-te-ei”.


Eronildes S. Bispo Junior

Um comentário:

  1. Estou postando comentário só pra dar os parabéns, os assuntos são muito bons e claro que a sua "cara", gostei de verdade e aguarde mais comentários.

    ResponderExcluir